Você tinha menos seguidores e mais likes? O novo algoritmo do Instagram vem deixando muita gente preocupada e sem entender o que está havendo com o seus números!

Entenda o “porquê”:

Todos os dias são feitas em média 60 milhões de novas publicações no Instagram! Quanto maior o número de usuários e publicações, maior o número de posts que cada pessoa recebe por dia, certo? Mesmo que a gente recebesse postagem só de quem está conectado na nossa rede, esse “só” já é muita coisa para a maioria dos usuários.

Então o dono do mundo, tio Mark, criou uma forma de dividir o feed por interesse. Mesmo que você fique chateado em um primeiro momento, é um senso comum que a solução tinha que ser colocada em prática.
Enquanto a timeline mostrava o feed em ordem cronológica, 70% dos usuários não viam as fotos de todo o seu feed. (sério isso? eu via todo até chegar lá no último, mas superei)

Pensando nisso, Mark says: vamos focar na experiência.

Como as publicações são distribuídas agora?

São 7 fatores relevantes (sete,porque né…!)

1. Engajamento

Assim que o post é publicado, ele aparece para uma parte dos seguidores que estão online naquele momento. Dependendo da popularidade do post, o quanto ele é curtido/comentado rapidamente, o post será mais distribuído. Se seus amigos curtiram, ele tem mais chance de aparecer pra você também, por exemplo.

2. Relevância

Os assuntos que você mais curte, começam a aparecer primeiro pra você. Os identificadores são em cima de legenda, hashtag e relação entre perfis. Assim o Instagram vai entendendo qual seu foco de interesse!

3. Mensagem direta

O Instagram permite facilmente que você compartilhe um post por direct com outra pessoa. Se você compartilha aquele conteúdo, logo você tem muito interesse por ele. Assim conteúdos relacionados começam a aparecer mais na sua timeline.

4. Relacionamentos

O Instagram não quer que você perca nada das pessoas mais próximas, como amigos e familiares. Então, aqueles que mais interagem com você e vice-versa, vão ser privilegiados na distribuição de posts. Como eles tem os dados do Facebook, podem usar informações de parentesco | amigos para cruzar tudo e entender quem de fato é “imperdível” pra você.

5. Horário | Vida do Post

O Instagram leva em conta a janela entre a sua última visita e a visita atual. Geralmente um post vai ter vida útil de 24 horas sendo distribuído. Lembrando que os mais recentes e que estejam dentro dos critérios anteriores, vão chegar pra você.

6. Pesquisa

Se você pesquisa muito certo tipo de perfil, imagina o que acontece? Nosso friend insta entende que tipos de perfis parecidos são interessantes pra você. E querendo te oferecer uma experiência no feed, te entrega mais esse tipo de perfil.

7. Tempo por post

Quanto mais tempo um usuário passa naquele post, mais interessado ele está. Se a pessoa não “rolou” a página e seguiu ali lendo e olhando a imagem, ela se interessou pelo assunto.

Ou seja…

Esse foi o gancho ideal para diminuir a entrega orgânica dos posts e entrar com o “impulsionamento”. Não existe mais almoço grátis, friends. O alcance de cada postagens caiu consideravelmente.

Conseguiram acompanhar?

Nos próximos posts a gente vai dar dicas para você lidar melhor com o novo algoritmo. Mas agora você já sabe porque tinha 1.500 likes há um tempinho, e o mesmo tipo de conteúdo gera 500 likes, com mais seguidores.

Quem quiser entender mais, entra em contato com a gente!

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