Tourism
Setor Estratégico na geração de emprego e renda
124.497 Pessoas Empregadas
42.134 Estabelecimentos
Maior Malha Aeroviária do Brasil
42 Aeroportos – 2 deles Internacionais: o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e o Internacional Afonso Pena, eleito o 4º melhor aeroporto do mundo em experiência dos passageiros, de acordo com o ranking AirHepl Score 2022.
O Paraná apresenta condições climáticas favoráveis e características competitivas, como infraestrutura logística, proximidade com os principais centros consumidores, presença de centros de pesquisa e universidades, além de importantes polos industriais.
Setor em desenvolvimento constante
O turismo registrou crescimento de 11% no Paraná no acumulado dos oito primeiros meses de 2023 em comparação ao mesmo período de 2022. O resultado é o melhor da Região Sul e o terceiro melhor nacional.
3º Estado no Ranking de Chegada de Turistas Internacionais
O Paraná foi a terceira principal porta de entrada dos turistas estrangeiros no Brasil em 2022. Com 522 mil turistas, ficou atrás apenas de São Paulo (1,5 milhão) e Rio de Janeiro (652 mil).
Rio Grande do Sul (474 mil) e Santa Catarina (140 mil) vieram na sequência.
Segundo Boletim de Dados Turísticos da Secretaria do Turismo do Paraná
Escolhido como destino por mais de 522 mil turistas estrangeiros em 2022
FOZ DO IGUAÇU – 3º Destino mais visitado do Brasil
O Parque Nacional do Iguaçu foi visitado por mais de um milhão e 62 mil pessoas, de 155 diferentes países, nos primeiros sete meses de 2023.
Em 2022 o Parque Nacional do Iguaçu, reserva ambiental com mais de 185 mil hectares no Oeste e Sudoeste do Paraná, recebeu mais de 1,5 milhão destes visitantes em sua área turística onde estão as Cataratas do Iguaçu.
Ficou em terceiro lugar, atrás dos parques nacional da Tijuca (RJ) e Jericoacoara (CE), com 3,5 milhões e 1,6 milhão de ingressos.
Segundo levantamento do Ministério do Turismo em ago. 2023
CURITIBA – 3º destino para negócios do Brasil
Segundo dados da plataforma Statista
Fluxo turístico anual de 5,8 milhões de visitantes e, destes, mais de 40% relacionados a negócios, atividades profissionais e eventos como motivação principal.
Segundo dados do CTUR/IPPUC de 2019