Os Portos do Paraná são um complexo portuário, formado pelos portos de Paranaguá e Antonina. A administração funciona como empresa pública estadual, subordinada à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, com convênio de delegação junto ao Governo Federal.
O Porto de Paranaguá é o maior porto graneleiro da América Latina.
Segundo maior porto do Brasil em movimentação de contêineres, com mais de 1,1 milhão de contêineres manuseados em 2022.
Atualmente, o Porto de Paranaguá é um dos mais importantes centros de comércio marítimo do mundo, unindo localização estratégica a uma das melhores infraestruturas portuárias da América Latina.
Entre as principais cargas movimentadas em Paranaguá estão: Soja em grãos, farelo de soja, milho, sal, açúcar, fertilizantes, contêineres, congelados, derivados de petróleo, etanol e veículos.
LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA EM UMA BAÍA PROTEGIDA
O MAIOR CORREDOR DE EXPORTAÇÃO DE AVES DO MUNDO.
O Terminal de Containeres de Paranaguá (TCP) é um dos maiores terminais de contêineres da América do Sul, oferecendo uma ampla gama de serviços de logística marítima e integrada.
O TERMINAL MANUSEIA ATUALMENTE MAIS DE 1,1 MILHÃO DE TEUs POR ANO, com capacidade projetada para manusear até 2,5 milhões.
Desde 2018, o TCP faz parte do portfólio da China Merchants Port Holding Company (CMPort), o maior e mais competitivo desenvolvedor, investidor e operador de portos públicos na China.
COM A MAIOR ESTRUTURA REEFER DA AMÉRICA DO SUL
O TCP é o único no sul do Brasil com um ramal ferroviário dentro da zona aduaneira, conectando exportadores brasileiros e paraguaios ao porto. Um em cada cinco contêineres exportados através de Paranaguá usa a ferrovia.