Skip to main content

No Dia Nacional do Turismo, o VRS gostaria de prestar homenagem a todos os que trabalham neste setor tão importante para a economia.

Ao promover produtos e destinos autênticos, o VRS fortalece sua essência, incentivando os pequenos e médios produtores e valorizando a bioeconomia regional. Desde 2020, temos trabalhado para aprimorar as cadeias de valor do turismo com uma abordagem inovadora, baseada na metodologia Value Links 2.0, que oferece o conceito e sua aplicação ao turismo como uma ferramenta de política de desenvolvimento.

O turismo é reconhecido como um setor de grande potencial para impulsionar o desenvolvimento sustentável, principalmente devido à sua capacidade de gerar valor agregado regional. Ao integrar-se com setores como agricultura e artesanato, o turismo pode estimular um impacto econômico multiplicador, beneficiando a economia local por meio do aumento do emprego e da geração de renda.

Acreditamos no poder do turismo aliado ao conhecimento tradicional e científico, além do apoio da gestão pública e dos parceiros institucionais, buscamos não apenas ferramentas de gestão, mas também entender e projetar estratégias coerentes com as realidades locais que impulsionam o turismo de maneira sustentável.

Os territórios trabalhados no programa com a cadeia de valor do turismo são o VRS Mata Atlântica, situado no litoral norte do estado, o VRS Miringuava próximo a região metropolitana de Curitiba e o VRS Baía de Paranaguá, atuando nas ilhas ao redor da região portuária do município. O desenvolvimento sustentável através do turismo, foi identificado durante as ações nas regiões como um fator em comum entre todas elas, com destaque para os segmentos de turismo de base comunitária; ecoturismo e turismo de aventura; turismo gastronômico; turismo cultural e histórico.

Autor