Skip to main content

O turismo rural foi uma emocionante descoberta ainda nas fases iniciais do VRS Miringuava, enquanto apurávamos as vocações do território e as cadeias de valor de maior interesse social e potencial de impacto. Esta atividade já é trabalhada pelo Programa tanto no Litoral paranaense com o turismo de base comunitária, quanto no Vale do Ribeira, por meio da economia criativa, e vem se mostrado de grande importância não somente para diversificação de renda, como para impulsionar o comércio de produtos regionais.

Assim, no dia 1º de novembro, a Sanepar e a Invest Paraná promoveram uma imersão técnica com especialistas de turismo no território abrangido pelo VRS Miringuava, em colaboração com diversos parceiros do programa de Vocações Regionais Sustentáveis do Paraná, para observar o cotidiano de propriedades rurais, escutar seus proprietários e suas perspectivas para o desenvolvimento do turismo, bem como, realizar uma sessão de fotos profissionais.

Na ocasião, a fotojornalista Tarla Wolski capturou as propriedades com um olhar artístico, enquanto a equipe do VRS e especialistas da iniciativa pública e privada conheciam as propriedades e conversavam com seus anfitriões.

Em cada visita, além de tirar dúvidas e orientar quanto a questões técnicas, o grupo buscou trabalhar a autoestima dos moradores em relação às suas propriedades, para que estes percebessem o potencial turístico existente em ativos pouco convencionais, como hortas sustentáveis, construções coloniais e mesmo com o contato direto com animais e com a natureza.

A jornada fotográfica aconteceu em uma região estratégica para o Governo do Estado do Paraná, rica em nascentes e cuja captação de água ajuda a garantir a segurança hídrica e a qualidade da água de toda a Região Metropolitana de Curitiba. Associar o turismo responsável ao Miringuava, ajuda a fortalecer a vocação natural da região e a proporcionar alternativas para que moradores obtenham renda por meio da conservação e da proteção das nascentes.

As fotos realizadas ao longo da imersão iram compor a Exibição “Miringuava – Turismo Nascente” e serão exibidas em primeira mão na 2ª Oficina do VRS Miringuava, na Escola Estadual da Colônia Malhada, em São José dos Pinhais. Após essa exibição inicial, a coleção de fotos será exposta em museus da região Metropolitana, destacando a simplicidade e riqueza que caracterizam o Miringuava, com o intuito de despertar a curiosidade daqueles que vivem nas proximidades, mas que ainda não conhecem sua beleza.

Autor

Leave a Reply