No sábado (18/11), em São José dos Pinhais, aconteceu a 2° Oficina do VRS Miringuava. Evento este que marca um momento importânte na caminhada do Programa Vocações Regionais Sustentáveis, encerrando um ciclo de 10 oficinas de todos os projetos em andamento no estado do Paraná.
O objetivo desta oficina, foi apresentar para a comunidade os resultados obtidos na pesquisa de campo realizada na região da Bacia do Miringuava, além de muitas palestras e atividades pensadas especialmente para a comunidade local.
Entre as atividades previstas, foram realizadas diversas palestras interativas com os mais variados temas, entre eles:
- Identidade regional e comercialização;
- Processos de compra da empresa Tasty Salad Shop e demonstração do preparo de saladas especiais;
- Demonstração de sucos vivos com Spiro Giro Sucos;
- Práticas de beneficiamento de hortaliças;
- Precificação na agroindustria;
- Identificação de atrativos turístico e precificação no turismo;
- Plantio de arvores frutíferas nativas com crianças e adolescentes.
O programa VRS Miringuava é uma iniciativa da Invest Paraná em parceria com a Sanepar, que visa agregar valor aos produtos e serviços tradicionais da região e colocá-los de maneira competitiva no mercado. Através do resgate das tradições, cultura e saberes da identidade local, com uma abordagem coletiva na tomada das decisões estratégicas.
Este trabalho é realizado com financiamento da Caixa Econômica Federal e conta com a participação de diversos parceiros, incluindo o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, a Prefeitura de São José dos Pinhais e a executora do programa a JPR Ambiental.
Confira abaixo alguns registros muito especiais da 2° oficina do VRS Miringuava, capturados pelos olhares de Tarla Wolski.