Skip to main content

A extração do pinhão é uma atividade sustentável, pois não ameaça a araucária e estimula a preservação da floresta, ao passo que gera renda a partir da conservação, pensando nisto, o Programa VRS adotou o Pinhão como uma cadeia de valor a ser trabalhada no estado, e Inácio Martins é um dos municípios que integram o território do VRS Pinhão, atuante no centro-sul do Paraná, o qual foi previsto no Projeto de Lei 679/2023, nomeando Inácio Martins como a Capital do Pinhão no Paraná. E agora iniciando a 2º fase da metodologia, o município comportará a nova Agroindústria prevista para a região com o apoio do Projeto VRS Lab+.

O PL foi iniciativa dos deputados Alexandre Curi e Artagão Júnior, ambos do PSD, e que foi votado em primeira discussão. Os parlamentares justificam que a cidade é considerada a maior produtora de pinhão do estado, contabilizando cerca de 700 toneladas anuais.

“Com altitudes que chegam a 1.198 metros, Inácio Martins é o município mais alto do Paraná e integra a bacia hidrográfica do Rio Iguaçu. Em seu território, há também duas Unidades de Conservação de Proteção Integral e cobertura florestal de 72%, sendo 38% matas nativas e 34% reflorestamento. Tais características impulsionam a produtividade de araucárias”, diz o texto.

O prefeito do município, Junior Benato, diz que o município é altamente preservador da natureza. “Quase 40% do território do município é constituído de florestas ainda intocáveis, florestas nativas e mais 35% de florestas plantadas. Ou seja, são 75% de base florestal, ou de preservação ou de florestas que podem ser exploradas. Consequentemente, a mata nativa tem muito pinheiro e faz com que o município se torne esta capital da produção do pinhão no estado”, diz o prefeito.

“A proclamação de Inácio Martins como Capital do Pinhão é a convergência de seu legado natural, cultural e econômico. Reconhecer sua posição central na produção de pinhão e o esforço em promover a sustentabilidade é um passo importante para enaltecer e fortalecer sua identidade, além de ampliar oportunidades de desenvolvimento para toda a região do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (CONDER)”, reforçam os autores do projeto.

O vice-prefeito de Inácio Martins, Kleverson Perussolo, o Klevinho, também comentou sobre o novo título que a cidade recebeu e disse que “é muito importante para nós ter este reconhecimento. Valoriza os nossos produtores que trabalham neste ramo e que ajudam o crescimento do nosso município, além de somar e dar notoriedade ao nosso projeto da Agroindústria do Pinhão. Agradeço aos deputados Alexandre Curi e Artagão Junior por enxergarem a potência da produção de Inácio Martins”, finaliza.

 

Fonte com alterações: Folha de Irati

Autor

Leave a Reply