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Uma recente pesquisa¹ realizada pelo Ministério do Turismo divulgou que o Brasil é o país da América do Sul com maior arrecadação de receitas provenientes de estrangeiros que visitam o país – R$ 34,5 bilhões em 2023, um crescimento de 1,5% em relação a 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil.

O cenário estadual fortalece a perspectiva otimista. De acordo com o Boletim de Dados Turísticos², elaborado pela Secretaria de Turismo do Estado do Paraná, em 2023 houve um aumento de 51,3% no número de turistas internacionais em relação a 2022. Além disso, foram observados os seguintes pontos:

  • Aumento de 203% nas entradas por via aérea em relação a 2022, reflexo da conectividade aérea com a América do Sul (Argentina, Chile e Uruguai);
  • O Paraná é o 4.º principal portão de entrada de turistas internacionais no Brasil (depois de SP, RJ e RS);
  • Crescimento de 17% no número de embarques realizados nos aeroportos do Paraná (4.715.464 em 2023) em comparação a 2022;
  • Expansão de 10% no Índice de Atividades Turísticas em relação a 2022, conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS);
  • Criação de 6,7 mil empregos formais no setor do turismo no Paraná em 2023;
  • Aumento de 13,2% no número de cadastros no CADASTUR em relação a 2022.

Em relação aos hábitos de consumo, importantes dados foram coletados na mesma pesquisa³:

  • 78,8% dos 880 respondentes (moradores do Paraná) possuem o hábito de viajar.

Sobre o perfil dos viajantes:

  • Principais motivações para viajar pelo Paraná: 74,9% viajam a lazer ou passeio; 14,5% para visitar parentes ou amigos; 5,2% a trabalho ou negócios; 4,6% para participar de eventos; 0,5% para tratamento de saúde e 0,3% por outros motivos;
  • Tipos de acompanhantes preferidos para viajar pelo Paraná: 48,1% familiares; 30,8% casal ou cônjuge; 9,1% sozinhos; 8,9% com amigos; e 3,1% em grupo/excursão;
  • Preferência de meio de transporte: 80,9% carro próprio/alugado; 7,2% ônibus de linha; 4,1% ônibus de excursão; 3,6% avião; 4,1% outros (van, moto, motorhome e bicicleta);
  • Preferência de meio de hospedagem: 29,4% hotel; 20,6% imóvel de parentes/amigos; 15,2% imóvel alugado/Airbnb; 14,9% pousada; 10,7% hotel de lazer; 5,9% casa própria; 3,3% outros (camping, hostel, clubes).

Conforme visto, o turismo tem se consolidado cada vez mais como uma das mais promissoras estratégias para o desenvolvimento econômico de municípios ao redor do mundo. Atraindo visitantes e investimentos, o setor não apenas estimula o comércio local, mas também promove a criação de empregos e a valorização cultural e ambiental – essenciais para um desenvolvimento sustentável.

Caminhando lado a lado à essa tendência, destacam-se dois municípios paranaenses no segmento turístico, com boas práticas e um trabalho de base de qualidade:

  • Juranda, a cidade do Milagre⁴: Com pouco mais de 500 habitantes, tem se tornado referência em turismo religioso, atraindo novos visitantes devido a um milagre reconhecido pelo Vaticano em 2017. Nos últimos sete anos, a prefeitura tem investido em melhorias na estrutura para receber turistas, além de dialogar com a comunidade, comerciantes, empreendedores, produtores rurais e empresários, capacitando-os para receber um número crescente de visitantes. A criação de novos eventos, como o aniversário de canonização (20 de fevereiro) e a Festa da Leitoa Entrincheirada (prato típico), busca resgatar a memória e acontecimentos importantes, oferecendo um turismo seguro e de qualidade.

Vídeo do Município: https://juranda.atende.net/cidadao/video/visite- juranda

  • Prudentópolis: Colonizada por imigrantes europeus, principalmente ucranianos e poloneses, está elencada como destino turístico inteligente, gerindo seus processos e território de forma inovadora e sustentável. Conhecida como a “Terra das Cachoeiras Gigantes” e “Capital da Oração do Estado do Paraná”, Prudentópolis oferece um aplicativo com informações sobre eventos, gastronomia, serviços, hospedagem, atrativos naturais e turismo religioso, todos registrados no O município possui dois espaços dedicados ao atendimento de turistas, com

estrutura e Wi-Fi disponíveis, além de uma governança estabelecida pelo Conselho Municipal de Turismo (CMT) e uma Secretaria de Turismo independente. Com um calendário de eventos diversificado, incluindo a Festa Nacional do Feijão Preto e a Páscoa Ucraniada, Prudentópolis mostra como o turismo pode ser explorado de forma sustentável para alavancar o desenvolvimento econômico.

Site do Município: https://turismoprudentopolis.com.br/

A análise dos municípios de Juranda e Prudentópolis demonstra que o turismo, quando bem estruturado e sustentado por boas práticas, pode ser uma poderosa ferramenta de desenvolvimento econômico, independentemente das diferenças em população, orçamento, cultura e gastronomia. Em Juranda, o foco no turismo religioso transformou a cidade em um destino de fé, estimulando a economia local e gerando empregos. Por outro lado, Prudentópolis, com sua rica herança cultural e natural, destaca-se como um destino turístico inteligente, integrando tecnologia e sustentabilidade para oferecer uma experiência única aos visitantes.

Esses exemplos evidenciam que, com estratégias adaptadas às particularidades locais, o turismo pode promover o crescimento econômico, a valorização cultural e a inclusão social, beneficiando tanto pequenos quanto grandes municípios.

 

1 www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/turistas-estrangeiros-deixam-r-34-5-bi-no-brasil- em-2023-e-pais-atinge-o-topo-do-ranking-de-crescimento-da-onu-turismo-na-america-do-sul
2 www.turismo.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2024- 03/boletim_de_dados_turisticos_01.2024_1.pdf
3 www.turismo.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2024- 03/boletim_de_dados_turisticos_01.2024_1.pdf
4 https://juranda.atende.net/cidadao/noticia

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