O Programa Vocações Regionais Sustentáveis incentiva pequenos produtores e promove produtos e destinos através da valorização da bioeconomia regional, com o objetivo de aprimorar as cadeias de valor para a viabilização da abertura comercial.
Lançamento do novo projeto: VRS Baía de Paranaguá
A baía de Paranaguá abriga o Porto de Paranaguá, um dos maiores hubs logísticos do Brasil, ao mesmo tempo que a baía se localiza em área de preservação da Mata Atlântica, comportando uma biodiversidade única e seus sistemas marinhos. As ilhas de Paranaguá ao redor da baía comportam um grande número de comunidades tradicionais e originárias, em convivência com as atividades portuárias. Essas comunidades desenvolvem diversas atividades econômicas que garantem seu sustento e preservam o meio ambiente e a cultura em que estão inseridas.
Em vista disso, o projeto VRS Baía de Paranaguá visa realizar análises e fornecer um plano de ação para impulsionar essas atividades e preservar a riqueza cultural e ambiental das comunidades. Através do trabalho em conjunto com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná (FUNESPAR) do Campus Paranaguá, onde foram selecionadas as seguintes cadeias de valor: a Pesca Artesanal, o Turismo de Base Comunitária e o Artesanato. A seleção destas cadeias levam em consideração a representatividade regional, histórica, cultural, com potencial econômico, impactos sociais e ambientais positivos.
Novos passos no avanço da Bioeconomia paranaense – VRSLab+ e Universidade Estadual de Londrina (UEL)
O Programa VRS está iniciando a sua segunda fase (Módulo B), onde irá implementar as ações definidas no Módulo A (pesquisa e desenvolvimento) com perspectiva ao objetivo final do programa, a promoção e o crescimento socioeconômico da região trabalhada, por meio das ações de ampliação do acesso aos mercados destes produtos vocacionais sustentáveis contemplados em mais de 25 municípios no estado do Paraná.
O Laboratório de Bionegócios VRS Lab+ é uma estrutura de governança criada para operacionalizar e otimizar a execução das ações definidas, tendo a Invest Paraná como organizadora e interlocutora, junto a UEL/UNESPAR operacionalizando as ações no território, com a participação dos principais atores das cadeias de valor (pequenos produtores e comunidades tradicionais). O público alvo da atuação serão empreendimentos comunitários, familiares e artesanais, associações, produtores, empresas âncora regionais e pequenos e médios empreendedores que compõem as cadeias de valor mapeadas.
Orientada pela ação por natureza, a proposta é que seja um ambiente de interação entre os setores público, produtivo, financeiro, academia, operadores e facilitadores das cadeias de valor, voltado a proporcionar arranjos institucionais, políticos, econômicos e ambientais para a implementação das ações definidas em cada território trabalhado, conforme o “Plano de Implementação e Ações de Apoio” elaborado no Módulo A.
Programa de Incubação Rota Coração da Mata Atlântica
O Programa VRS lançou um pacote de ações que compõem um Programa de Incubação para desenvolvimento de propriedades turísticas que serão selecionadas por meio de chamamento público. O edital possibilitará que as propriedades selecionadas façam parte de uma nova rota turística, participem de campanhas promocionais e acessem o programa de incubação que contará com acompanhamento e capacitação, nos temas de sustentabilidade, gestão e finanças para o turismo, marketing, dentre outras temáticas. O novo programa de incubação conta com o apoio dos parceiros Grande Reserva Mata Atlântica, Adetur Litoral e a Secretaria de Estado do Turismo.
O chamamento público faz parte de uma campanha de promoção turística intitulada “Rota Coração da Mata Atlântica” no litoral norte paranaense voltada a valorização do turismo responsável e de destinos autênticos nos municípios de Antonina, Morretes e Guaraqueçaba.
Esta iniciativa, que conta com o apoio do Airbnb e da Secretaria de Estado do Turismo do Paraná, e faz parte das entregas previstas do VRS Mata Atlântica, contemplando a demanda dos empreendedores e da comunidade local por um posicionamento mais sólido como um destino de natureza, que valoriza sua cultura e sua gente.
Mais informações através do link: vrs.org.br/editais/