Skip to main content

O Programa Vocações Regionais Sustentáveis incentiva pequenos produtores e promove produtos e destinos através da valorização da bioeconomia regional, com o objetivo de aprimorar as cadeias de valor para a viabilização da abertura comercial.

SIAL Foods Canada 2024

Entre os dias 15 a 17 de maio a Invest Paraná participou da SIAL Foods Canadá, uma feira comercial que oferece uma gama completa de produtos alimentícios em um único local, e atende às necessidades dos setores de varejo, serviços de alimentação, processamento de alimentos, embalagens, maquinários e toda a cadeia relacionada. A feira é o único evento do gênero no Canadá, reunindo mais de 1.000 expositores nacionais e internacionais de 44 países e recebendo mais de 21.000 visitantes profissionais do Canadá, dos Estados Unidos e de 77 outros países.

Em parceria com o Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA), a Invest Paraná organizou a exposição de 10 empresas e produtores paranaenses em dois estandes, sendo um dedicado à erva-mate e o outro com mel, chocolate, ponkan e melaço.

Com produtos expostos no estande do MAPA, os empresários paranaenses tiveram a oportunidade de realizar diversas conexões e rodadas de negócio com os inúmeros compradores presentes no evento, gerando mais de 25 contatos com potencial de compra. Além disso, houve grande destaque para os produtos advindos dos produtores parceiros do Programa Vocações Regionais Sustentáveis, com uma ótima aceitação dos produtos oferecidos através das degustações.

Evento de abertura do novo território VRS Baía de Paranaguá

No dia 14/05 foi realizado o evento de abertura do novo território contemplado pelo programa VRS da Invest Paraná: a Baía de Paranaguá, que contou com mais de 80 participantes, entre eles empresários, representantes de instituições públicas, alunos do 1º Curso Técnico de Bioeconomia, líderes de comunidades indígenas e quilombolas.

Com foco de ação nas comunidades tradicionais e originárias que residem na baía e ilhas ao redor do município, o programa busca realizar análises e desenvolver um plano de ação para a impulsionar até o momento as cadeias de valor da pesca artesanal, do turismo de base comunitária e do artesanato.

Essas comunidades serão as protagonistas do programa, pela importância da preservação dessas culturas e a representatividade regional e histórica na região. Além da importância delas para a conservação do meio ambiente, realizam atividades com potencial econômico sustentável, e geram impacto social e ambiental positivos.

Autor