A INVEST PARANÁ, em colaboração com o Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública (NIGEP-UEL), participaram da BIO BRAZIL FAIR e NATURALTECH 2024, nos dias 14 e 15 de junho de 2024 em São Paulo. Feiras reconhecidas como as maiores da América Latina no segmento de produtos orgânicos, naturais e saudáveis, são plataformas de inovação, sustentabilidade e promoção do bem-estar.
A presença das equipes no evento se deu por conta da execução das ações no Plano de Trabalho do Programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS) da Diretoria de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná. Voltadas à pesquisa, capacitação, inovação e desenvolvimento de feiras e eventos de promoção das cadeias de valor em conjunto aos participantes do programa.
O evento foi escolhido por conta da sua importância e características, tendo a Bio Brazil Fair como umas das feiras mais importantes do mercado orgânico e a Naturaltech dentro do nicho de produtos naturais, ambas com grande expressão na América Latina unidas em um só evento. Reconhecidas pelas oportunidades de negócios, atualização e networking, as feiras reuniram os principais expositores em diversos segmentos e sediaram o lançamento das principais tendências de consumo, que representam a diversidade e a inovação em setores importantes para as ações de benchmarking do programa.
Dentro deste tópico de Feiras e Eventos para a promoção dos produtos vocacionais, o VRS tem como objetivo abrir novos canais de comercialização para os produtos da bioeconomia paranaense. Essa temática visa auxiliar a qualificação e viabilização do público-alvo do programa para a participação em feiras regionais, nacionais e internacionais, bem como o desenvolvimento de eventos promocionais.
Algumas das atividades previstas para o evento incluem:
- Visita aos estandes alinhados com o programa VRS;
- Fotografias dos estandes;
- Coleta de depoimentos de expositores;
- Registros dos espaços das feiras;
- Observação dos espaços, incluindo tipos de estande, materiais utilizados, estratégias de vendas e divulgação das marcas, interações entre visitantes e expositores, tecnologias utilizadas nos espaços e produtos, esquema de segurança e cuidados médicos, equipes de orientação/informação, espaços de descanso, acessibilidade e banheiros;
- Filmagem das dimensões dos estandes e dos espaços de interação e locomoção;
- Coleta de depoimentos de expositores alinhados com o programa de vocações regionais sustentáveis;
- Prospecção de marcas que possam ser parceiras do programa.
A participação no evento representou uma oportunidade significativa para a captação de insights e materiais valiosos para futuras orientações e estratégias. O contato direto com mais de 23 empresas relacionadas ao perfil do programa VRS, propiciou maior alinhamento às tendências de mercado, um panorama geral da interação entre empresas, universidades e governo, a identificação de desafios e oportunidades para dentro do programa, bem como a qualificação e viabilização dessas oportunidades, e a confirmação da importância de fomentar cadeias produtivas sustentáveis que beneficiem comunidades e promovam a inclusão econômica.