MATA ATLÂNTICA
A riqueza da bioeconomia do Litoral Norte do Paraná
Antonina, Guaraqueçaba e Morretes
Municípios com a Bioeconomia no seu cerne: produção orgânica, turismo responsável na Mata Atlântica, comunidades tradicionais.
CONHEÇA AS NOSSAS VOCAÇÕES
Qualidade e sabores únicos | Produtos que representam a região | Tradição e Inovação | Empreendedorismo de impacto
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Banana
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Pupunha
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Juçara e Frutos Sazonais
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Mandioca
Turismo indutor do desenvolvimento sustentável
História, cultura, natureza e comunidades: o Turismo na região é uma experiência rica em todos os sentidos.
Conectando os municípios, as comunidades e os produtores.
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Turismo de Base Comunitária
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Cicloturismo
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Turismo de Aventura
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Gastronomia
Um território na Mata Atlântica
A Mata Atlântica é um bioma único, diverso em seus ecossistemas, fauna e flora. O Paraná abriga em seu litoral uma das maiores áreas contínuas de preservação da floresta.
Antonina, Guaraqueçaba e Morretes se localizam no coração da Mata – mais de 90% da área dos municípios é cobertura vegetal e corpos d’água.
A produção agrícola e o turismo na região são atividades intimamente ligadas à floresta, que fornece sustento para toda população dos municípios, de forma direta ou indireta.
Promover a Bioeconomia neste território significa impulsionar o desenvolvimento preservando a Mata Atlântica, garantindo a continuidade da relação de equilíbrio entre a floresta e a população.
A banana produzida na região possui qualidade incomparável. A produção é orgânica e integrada com as demais culturas.
Os produtos derivados da banana são uma das marcas registradas do território: além da Bala de Banana com Indicação Geográfica, existem os chips de banana, banana passas, doces e muitos outros.
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O palmito da pupunha é um produto de grande importância econômica para a região, sendo o maior gerador de renda da agricultura.
É um produto muito flexível em suas aplicações, podendo ser facilmente incorporado na culinária, abrindo espaço para a criatividade.
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A mandioca é uma das culturas mais tradicionais, e está intimamente ligada com a história e cultura da região. A farinha de mandioca é um dos patrimônios do Litoral Norte, com qualidade inconfundível e fabricação semiartesanal e familiar, sem adição de insumos químicos.
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A juçara é uma espécie de palmeira nativa da Mata Atlântica. Do seu fruto pode ser produzida uma polpa com propriedades sensoriais similares ao açaí, mas com maior potencial nutricional.
Ameaçada de extinção, o uso do fruto é uma forma de preservação, evitando a morte da planta que ocorre com a extração do palmito.
Além da juçara, outros frutos nativos oferecem sabores exclusivos: grumixama, uvaia, cambuci e outros!
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O Turismo é marca registrada do Litoral Norte. A cultura e a natureza oferecem uma gama de atrativos pouco encontrada em outras regiões.
Cicloturismo, Turismo de Base Comunitária, Gastronomia, Aventura: tem tudo aqui.
As propriedades rurais devem fazer parte de qualquer roteiro , oferecendo turismo de experiência e vivências gastronômicas.
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A marca coletiva com a cara da comunidade
O Litoral Norte Paranaense é uma região com muitas riquezas, manifestadas em seus produtos únicos e no turismo diversificado.
O VRS estudou o território e criou uma estratégia para impulsionar a bioeconomia local: uma Marca Coletiva
Marca coletiva: uma estratégia integradora
A identidade regional permeia todos os produtos e turismo do Litoral Norte do Paraná. A agricultura familiar e o turismo rural se complementam na experiência do consumidor e do visitante.
Sendo assim a criação de uma Marca Coletiva é a estratégia que permite o acesso a novos mercados carregando a cultura e a história da região.
Uma Marca Coletiva identifica a origem do produto, demonstra o que há de único e valoriza os produtores.
Território
+
Produtos
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Turismo
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Sobre o projeto
O projeto VRS Mata Atlântica visa realizar análises e fornecer um plano de ação para impulsionar as cadeias de valor locais e preservar a riqueza cultural e ambiental das comunidades que residem nos municípios.
O projeto já concluiu o Módulo A da metodologia adotada, que serviu para fornecer os dados, subsídios, ferramentas e a estratégia consensual. Atualmente o projeto se encontra no Módulo B, que tem como objetivo a implementação de ações com vistas a promover o crescimento socioeconômico por meio da ampliação do acesso aos mercados de produtos de vocações regionais sustentáveis do Estado.
Junho de 2021
Levantamento inicial
Cenário inicial do território e das cadeias de valor estudadas, assim como levantamento dos atores e reconhecimento das abordagens e possibilidades de desenvolvimento.
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Novembro de 2021
Primeira oficina e feira de integração
Fevereiro a abril de 2022
Pesquisa de campo
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Novembro de 2022
Participação no Festival das Cataratas
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Setembro de 2023
1º encontro de parceiros VRS Mata Atlântica
Lançamento Ebook MA
Maio de 2024
Lançamento do Documentário VRS Mata Atlântica
2024
Formação de parcerias e implementação de ações junto dos parceiros
Abril de 2024
Lançamento da Rota Coração da Mata Atlântica: Segredos do Paraná e Início do Programa de Incubação
Esta etapa ocorrerá em 2025.
A rede de parcerias
O VRS é pautado no diálogo com a população local e na formação de parcerias institucionais. Ao longo do programa, a cooperação permitiu a realização de estudo, pesquisas, eventos etc.
Confira aqui algumas das ações realizadas pelo VRS:
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Oficinas
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Diálogo com parceiros
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Pesquisa de campo
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Eventos e feiras
Parceiros estratégicos do VRS Mata Atlântica
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E-book Mata Atlântica
Quer saber mais? Confira o e-book Mata Atlântica, onde você encontra:
- Passo a passo do programa
- Detalhes sobre os produtos e os municípios
- Marca Coletiva: detalhes e como implementar
- A atuação de cada parceiro do projeto
- E muito mais!
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