MATA ATLÂNTICA
A riqueza da bioeconomia do Litoral Norte do Paraná
Antonina, Guaraqueçaba e Morretes
Municípios com a Bioeconomia no seu cerne: produção orgânica, turismo responsável na Mata Atlântica, comunidades tradicionais.
CONHEÇA AS NOSSAS VOCAÇÕES
Qualidade e sabores únicos | Produtos que representam a região | Tradição e Inovação | Empreendedorismo de impacto
Banana
Pupunha
Juçara e Frutos Sazonais
Mandioca
Turismo indutor do desenvolvimento sustentável
História, cultura, natureza e comunidades: o Turismo na região é uma experiência rica em todos os sentidos.
Conectando os municípios, as comunidades e os produtores.
Turismo de Base Comunitária
Cicloturismo
Turismo de Aventura
Gastronomia
Um território na Mata Atlântica
A Mata Atlântica é um bioma único, diverso em seus ecossistemas, fauna e flora. O Paraná abriga em seu litoral uma das maiores áreas contínuas de preservação da floresta.
Antonina, Guaraqueçaba e Morretes se localizam no coração da Mata – mais de 90% da área dos municípios é cobertura vegetal e corpos d’água.
A produção agrícola e o turismo na região são atividades intimamente ligadas à floresta, que fornece sustento para toda população dos municípios, de forma direta ou indireta.
Promover a Bioeconomia neste território significa impulsionar o desenvolvimento preservando a Mata Atlântica, garantindo a continuidade da relação de equilíbrio entre a floresta e a população.
A banana produzida na região possui qualidade incomparável. A produção é orgânica e integrada com as demais culturas.
Os produtos derivados da banana são uma das marcas registradas do território: além da Bala de Banana com Indicação Geográfica, existem os chips de banana, banana passas, doces e muitos outros.
O palmito da pupunha é um produto de grande importância econômica para a região, sendo o maior gerador de renda da agricultura.
É um produto muito flexível em suas aplicações, podendo ser facilmente incorporado na culinária, abrindo espaço para a criatividade.
A mandioca é uma das culturas mais tradicionais, e está intimamente ligada com a história e cultura da região. A farinha de mandioca é um dos patrimônios do Litoral Norte, com qualidade inconfundível e fabricação semiartesanal e familiar, sem adição de insumos químicos.
A juçara é uma espécie de palmeira nativa da Mata Atlântica. Do seu fruto pode ser produzida uma polpa com propriedades sensoriais similares ao açaí, mas com maior potencial nutricional.
Ameaçada de extinção, o uso do fruto é uma forma de preservação, evitando a morte da planta que ocorre com a extração do palmito.
Além da juçara, outros frutos nativos oferecem sabores exclusivos: grumixama, uvaia, cambuci e outros!
O Turismo é marca registrada do Litoral Norte. A cultura e a natureza oferecem uma gama de atrativos pouco encontrada em outras regiões.
Cicloturismo, Turismo de Base Comunitária, Gastronomia, Aventura: tem tudo aqui.
As propriedades rurais devem fazer parte de qualquer roteiro , oferecendo turismo de experiência e vivências gastronômicas.
A marca coletiva com a cara da comunidade
O Litoral Norte Paranaense é uma região com muitas riquezas, manifestadas em seus produtos únicos e no turismo diversificado.
O VRS estudou o território e criou uma estratégia para impulsionar a bioeconomia local: uma Marca Coletiva
Marca coletiva: uma estratégia integradora
A identidade regional permeia todos os produtos e turismo do Litoral Norte do Paraná. A agricultura familiar e o turismo rural se complementam na experiência do consumidor e do visitante.
Sendo assim a criação de uma Marca Coletiva é a estratégia que permite o acesso a novos mercados carregando a cultura e a história da região.
Uma Marca Coletiva identifica a origem do produto, demonstra o que há de único e valoriza os produtores.
Território
+
Produtos
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Turismo
Sobre o projeto
O projeto VRS Mata Atlântica visa realizar análises e fornecer um plano de ação para impulsionar as cadeias de valor locais e preservar a riqueza cultural e ambiental das comunidades que residem nos municípios.
O projeto já concluiu o Módulo A da metodologia adotada, que serviu para fornecer os dados, subsídios, ferramentas e a estratégia consensual. Atualmente o projeto se encontra no Módulo B, que tem como objetivo a implementação de ações com vistas a promover o crescimento socioeconômico por meio da ampliação do acesso aos mercados de produtos de vocações regionais sustentáveis do Estado.
Junho de 2021
Levantamento inicial
Cenário inicial do território e das cadeias de valor estudadas, assim como levantamento dos atores e reconhecimento das abordagens e possibilidades de desenvolvimento.
Novembro de 2021
Primeira oficina e feira de integração
Fevereiro a abril de 2022
Pesquisa de campo
Novembro de 2022
Participação no Festival das Cataratas
Setembro de 2023
1º encontro de parceiros VRS Mata Atlântica
Lançamento Ebook MA
Maio de 2024
Lançamento do Documentário VRS Mata Atlântica
2024
Formação de parcerias e implementação de ações junto dos parceiros
Abril de 2024
Lançamento da Rota Coração da Mata Atlântica: Segredos do Paraná e Início do Programa de Incubação
Esta etapa ocorrerá em 2025.
A rede de parcerias
O VRS é pautado no diálogo com a população local e na formação de parcerias institucionais. Ao longo do programa, a cooperação permitiu a realização de estudo, pesquisas, eventos etc.
Confira aqui algumas das ações realizadas pelo VRS:
Oficinas
Diálogo com parceiros
Pesquisa de campo
Eventos e feiras
Parceiros estratégicos do VRS Mata Atlântica
E-book Mata Atlântica
Quer saber mais? Confira o e-book Mata Atlântica, onde você encontra:
- Passo a passo do programa
- Detalhes sobre os produtos e os municípios
- Marca Coletiva: detalhes e como implementar
- A atuação de cada parceiro do projeto
- E muito mais!
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Você pode participar do programa como:
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Parceiro institucional ou interlocutor
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