Skip to main content

A editoria “VRS em Pauta”, que se propõe a discutir temas vinculados à sustentabilidade, pilar do programa Vocações Regionais Sustentáveis, da Invest Paraná, completa o marco de 20 publicações.

A ideia por trás da editoria é discutir temas novos no contexto brasileiro, como a bioeconomia, e, por meio do esforço e envolvimento de toda equipe da diretoria de Desenvolvimento Econômico, debater o conceito e propor reflexões sobre a Bioeconomia e o impacto dela no desenvolvimento sustentável.

A partir deste marco de 20 publicações, a editoria “VRS em Pauta” se expande e traz novos olhares, com convidados parceiros que poderão trazer suas análises sobre os temas relacionados à área.

A intenção, com essa ampliação da abrangência, é manter o conceito atualizado e alinhado ao contexto nacional e mundial da bioeconomia. Em 5 de junho deste ano, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Governo Federal anunciou¹ o decreto que cria uma Estratégia Nacional de Bioeconomia². A estratégia busca ampliar “a participação nos mercados e na renda de povos Indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares” e promover o desenvolvimento “a partir do uso dos recursos biológicos, de base ambiental, social e economicamente sustentáveis” segundo o Decreto Nº 12.044.

Ou seja, uma estratégia completamente alinhada ao que o Governo do Paraná já realiza por meio da Invest Paraná e do programa Vocações Regionais Sustentáveis. É um território novo que está sendo explorado e escrito, inclusive, com as mãos da equipe da diretoria de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná. A manutenção da editoria reforça o nosso compromisso com a transparência e com o compartilhamento do que vem sendo discutido em Bioeconomia para o melhor entendimento das decisões tomadas na implementação do programa.

Veja sobre o que já falamos:
Manifesto segunda fase – Vocações Regionais Sustentáveis do Paraná
Educação sustentável no coração da reserva da Mata Atlântica Paranaense
Exposição: “Miringuava – Turismo Nascente: Resignificando oportunidades”
O Potencial Transformador da Economia Criativa no Paraná
O marco de 10 oficinas integradoras e a construção coletiva do VRS
Avaliação por IPDM dos municípios do VRS
Invest Paraná anuncia nova etapa de programa inovador que aposta nos produtos regionais
VRS Paraná lança vídeo institucional sobre bioeconomia no estado
Deputados aprovam e definem Inácio Martins como a Capital do Pinhão no Paraná
Produtos com impacto positivo: um futuro mais saudável e sustentável para todos
O coletivo como ferramenta do desenvolvimento econômico
Contribuições das empresas para o Desenvolvimento Sustentável
A alternativa que pode ajudar na preservação da Mata Atlântica: A Palmeira Juçara
Inovação à vista no VRS Miringuava
Design para Sustentabilidade no projeto de embalagem de alimentos e bebidas
A Erva-Mate como ativo de biodiversidade e conservação ambiental
08 de maio – Dia Nacional do Turismo
Relevância da agricultura familiar e politicas publicas que à promovem
Turismo como Alternativa para a Conservação da Mata Atlântica
05 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

[1] – Governo Federal lança a Estratégia Nacional de Bioeconomia.                                                                                                                      [2] – Decreto Nº 12.044, de 5 de junho de 2024, que institui a Estratégia Nacional da Bioeconomia

Autor