No começo da semana, o Twitter estava lotado com a hashtag #MeToo. Por quê? Bom, se você não esteve acompanhando as notícias de Hollywood, o produtor Harvey Weistein está envolvido num escândalo de assédio, e as mulheres foram encorajadas a compartilhar suas experiências. Agora, os homens também entraram nessa.

Para tentar acabar com o abuso contra as mulheres, a hashtag #HowIWillChange – como eu vou mudar –, criada pelo escritor Benjamin Law, quer mostrar como os homens podem contribuir para combater a cultura do assédio.

O escritor compartilhou em sua página que, uma das medidas seria, por exemplo, ser menos passivo quando identificar que uma mulher está sendo assediada.

Felizmente, a hashtag está sendo muito compartilhada. Por outro lado, alguns perfis da rede social continuam a tentar invalidar o assunto com piadas e brincadeiras.

Em meio a todas essas polêmicas, o CEO do Twitter, Jack Dorsey, anunciou no último final de semana novas regras com relação à moderação e denúncias de casos desse tipo na rede social. Algumas dessas regras incluem: contas que postarem nudez não consensual, ou seja, imagens íntimas vazadas, imagens de câmeras de segurança ou filmagens realizadas sem autorização e qualquer tipo de foto sensual que não tenha consentimento, serão banidas permanentemente da rede social. Quem compartilhar essas publicações por meio de retweets pode ser suspenso temporariamente, enquanto aqueles que hospedarem as imagens novamente estarão sujeitos às mesmas punições.

O Twitter também levará mais a sério denúncias de assédio sexual, símbolos de ódio passarão a ser ocultados por um aviso de que as imagens em questão são fortes, a glorificação da violência também não terá mais vez. A rede social pretende, ainda, melhorar o sistema de denúncias, de forma a informar melhor seus usuários sobre o que pode, ou não, ser relatado, além de tentar melhorar a terminologia em suas comunicações sobre suspensão ou banimento de contas, criando um centro de ajuda específico para que vítimas de abusos ou violência digital saibam como agir.

Não foi divulgado, ainda, quando essas novas regras serão aplicadas na rede social. Mas é um bom começo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.